ÁREA DO CLIENTE

Usar ou não cache do PHP no GLPi

Este post apresenta de forma básica e objetiva uma pequena amostra retirada dos ensaios da equipe de Teste da Verdanatech quanto ao fato de usar ou não cache do PHP no GLPi.

Os ensaios foram realizados executando carga de estresse na aplicação para validar a eficiência do uso do sistema de cache e seus efeitos sobre o hardware hospedeiro da aplicação.

O GLPi, em suas versões mais recentes, vem com um mecanismo de cache baseado no Zend OPCache.

Este mecanismo visa melhorar a performance e evitar excesso de leitura e gravação em disco guardando um cache compartilhado em memória.

A questão é:

Quanto realmente o uso do Zend OPCache melhora a performance do sistema?

Essa pergunta foi passada para a equipe de teste da Verdanatech e uma pequena amostra dos resultados pode ser facilmente interpretada com análise no gráfico abaixo:

O ambiente foi submetido a uma carga de estresse contínua e, durante essa mesma carga, foi habilitado o sistema de cache para avaliar seu efeito sobre o sistema.

Repare que o consumo de CPU da aplicação HTTPD (Apache) baixou drasticamente, apenas por ter habilitado o sistema de cache do PHP.

A maioria dos usuários não percebem essa diferença, pois usam seus sistemas com uma carga bem pequena e, geralmente em um servidor dedicado, mas para aqueles que necessitam de um ambiente mais complexo, estável e robusto, acreditamos que essa singela amostra de nossos resultados pode contribuir um pouco.

Grande abraço a todos, paz e sucesso!


About The Author

Halexsandro de Freitas Sales
Halexsandro de Freitas Sales

Ativo no mercado de tecnologia desde 2002. De 2006 a 2015, atuou em empresas de construção civil de grande porte e no segmento de Óleo e Gás, no Brasil e em Angola . Atualmente, trabalha na Verdanatech Soluções em TI (www.verdanatech.com) na área de gestão e desenvolvimento de equipes, desenvolvimento de produtos, e consultoria. Atua como Professor do ensino superior, ministrando disciplinas como: Gerenciamento de Redes, Gerenciamento de Serviços, Programação em Shell Script, Qualidade de Serviços em Redes, Interconexão de Redes de Computadores e ITIL®, Linux LPI 101 e 102, dentre outras. É autor do único livro sobre Service Desk com GLPI em Português: "Central de Serviços com Software Livre: Estruturando uma Central de Serviços com o GLPI" que está em sua 2ª edição.


Related Articles


Comments (2)

  • Pedro Borges

    10 de agosto de 2019 11:26
    Bom dia, Qual o procedimento para desativar a função do cache PHP no GPLI?

    Reply


    • Halexsandro de Freitas Sales

      12 de agosto de 2019 15:02
      Olá Pedro, Não damos suporte pelo site. Infelizmente, apenas conseguimos suportar hoje neste nível, cliente com contrato ativo. Grande abraço, paz e sucesso!

      Reply


Leave a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">
*
*