ÁREA DO CLIENTE

Calendário e Feriados no GLPi

O fim de mais um ano vem chegando. Normal que comecemos a preparar o terreno para os desafios que estão por vir. Um passo que nem sempre é lembrado até estourar os Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement) é a manutenção do Calendário do sistema GLPi e de seus Feriados.

Neste Post será apresentado como gerenciar o Calendário e Feriados no GLPi, além de uma lista contemplando os feriados Nacionais do ano de 2020 para que você possa lançar na sua Base.

Calendários no GLPi

O GLPi possui um recurso que permite configurar um calendário por Entidade. Fazendo uma analogia simples e sem muita pretensão, podemos imaginar que cada Entidade no sistema GLPi represente uma Empresa Cliente, ou uma Filial da Empresa. Logo, podemos ter cada Entidade trabalhando em uma Cidade diferente e com datas de feriados que competem tanto a todas as cidades ou a apenas algumas Entidades.

Por que usar o Calendário no GLPi?

Apesar de tomar um pouco de tempo, dependendo do tamanho da sua estrutura organizacional dentro do GLPi, este recurso é bem interessante e necessário.

Imagine o seguinte cenário que estamos vivendo neste momento de virada de ano:

Os chamados abertos nesta terça-feira (dia 31 de dezembro) fim do expediente, por exemplo, continuarão contando na quarta feira 1º de janeiro de 2020.

Na quinta-feira, quando chegarmos para trabalhar, este será o primeiro choque: vários chamados expirados.

A utilização correta do calendário do GLPi e lançamentos dos feriados permite termos um melhor nível de gerenciamento do Tempo de Atendimento, conforme acordado com nossos Clientes.

Como criar um calendário no GLPi

Para criar um calendário no GLPi, basta acessarmos o seguinte caminho:

Em “Listas suspensas” devemos procurar a Sessão “Calendários” e acessar o item “Calendários“.

Nesta opção é possível criarmos os calendários a serem utilizados no sistema. A parte mais importante nesta etapa, é definirmos os dias e horários de atendimento da Central de Serviços.

Isso pode ser definido na aba “Intervalos de Tempo”, onde configuramos os dias da semana em que a Central de Serviços atende e hora de início e término para cada jornada configurada.

Nesta tela também podemos aplicar os feriados a serem considerados em cada Calendário.

Como configurar feriados no GLPi

Os feriados no GLPi são lançados separadamente do Calendário e devem ser aplicados aos mesmos posteriormente.

Para cadastrar feriados no GLPi, use o seguinte caminho:

Aqui você pode lançar os feriados do ano inteiro, considerando o período de início e fim do feriado quando este for prolongado.

Tipos de feriados no GLPi

Basicamente, temos 2 tipos de feriados a serem considerados:

  • Feriados Fixos – feriados que ocorrem sempre no mesmo dia do calendário
  • Feriados Móveis – feriados que não ocorrem sempre no mesmo dia do calendário.

O que diferencia estes feriadas é justamente se estes repetirão ou não no ano que vem e na mesma data.

Como lançar Ponto Facultativo no GLPi

Outro tipo de data importante para se considerar, principalmente em Órgãos públicos, são os chamados “Pontos Facultativos”.

Estes podem ser lançados como feriados móveis, pois geralmente não se repetem no mesmo período, ou sequer se repetem de um ano para outro.

Cadastrar Feriados no GLPi

Para lançar um feriado, basta se atentar aos valores dos campos no GLPi:

  • Nome – Um nome característico para o feriado a ser lançado
  • Comentário – Detalhes sobre o feriado a ser lançado
  • Início – Dat de início do feriado
  • Fim – Data de término do feriado (se for de apenas 1 dia, deve ser considerado a mesma data de Início)
  • Recorrente – Caso seja um feriado fixo, você deve marca como “Sim” nesta opção. Caso seja um feriado móvel ou Ponto facultativo, deve ser cadastrado como não.

Nota: Caso não seja um feriado fixo, a recomendação é cadastrar o ano no fim do Nome para se manter um histórico mais coerente.

Lista de Feriados do Ano de 2020

Na intenção de auxiliá-los no lançamento dos feriados e prepará-los para 2020, compartilhamos a lista de Feriados Nacionais para o ano que se aproxima:

DataDia da SemanaFeriado
1/1/20quarta-feiraConfraternização Universal
24/2/20segunda-feiraCarnaval
25/2/20terça-feiraCarnaval
10/4/20sexta-feiraPaixão de Cristo
21/4/20terça-feiraTiradentes
1/5/20sexta-feiraDia do Trabalho
11/6/20quinta-feiraCorpus Christi
7/9/20segunda-feiraIndependência do Brasil
12/10/20segunda-feiraNossa Sr.a Aparecida – Padroeira do Brasil
2/11/20segunda-feiraFinados
15/11/20domingoProclamação da República
25/12/20sexta-feiraNatal
Fonte: https://www.anbima.com.br/feriados/fer_nacionais/2020.asp


About The Author

Halexsandro de Freitas Sales
Halexsandro de Freitas Sales

Ativo no mercado de tecnologia desde 2002. De 2006 a 2015, atuou em empresas de construção civil de grande porte e no segmento de Óleo e Gás, no Brasil e em Angola . Atualmente, trabalha na Verdanatech Soluções em TI (www.verdanatech.com) na área de gestão e desenvolvimento de equipes, desenvolvimento de produtos, e consultoria. Atua como Professor do ensino superior, ministrando disciplinas como: Gerenciamento de Redes, Gerenciamento de Serviços, Programação em Shell Script, Qualidade de Serviços em Redes, Interconexão de Redes de Computadores e ITIL®, Linux LPI 101 e 102, dentre outras. É autor do único livro sobre Service Desk com GLPI em Português: "Central de Serviços com Software Livre: Estruturando uma Central de Serviços com o GLPI" que está em sua 2ª edição.


Related Articles


Leave a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">
*
*