ÁREA DO CLIENTE

Integrando Zabbix, Glpi e Telegram

Aprenda a instalar o Zabbix, GLPi e integrá-los ao Telegram.

O Verdanatech integraGZ tem como objetivo facilitar a tarefa de instalação e integração dos sistemas GLPi,  Zabbix e Telegram, realizando a tarefa de forma totalmente automatizada, provendo a integração entre os sistemas e permitindo que você mantenha o foco apenas na utilização dessas ferramentas.

Detalhes da solução

Com o Verdanatech integraGZ 2.2.1 é possível:

  • instalar o GLPi em sistemas GNU/Linux CentOS 7 e Debian 9 (o suporte a Debian 8 foi descontinuado),
  • instalar o Zabbix em sistemas GNU/Linux CentOS 7 e Debian 9 (o suporte a Debian 8 foi descontinuado),
  • fazer a integração entre os sistemas, de forma que o Zabbix passe a abrir chamados no GLPi automaticamente
  • enviar notificações do zabbix para o telegram

NOTA: É importante salientar que, caso já tenha um ambiente em produção, é possível realizar apenas a integração entre os sistemas sem a necessidade de uma reinstalação por completo de qualquer um dos sistemas.  Também não é preciso que os sistemas estejam no mesmo servidor ou na mesma rede para que a integração funcione, desde que estes se enxerguem e, no caso de uso do telegram, que possua acesso a internet.

verdanatech integragz glpi

Integrando Zabbix, GLPi e Telegram

A integração é feita por meio de scipts desenvolvidos pela Verdanatech Soluções em TI que realizam o consumo da API (Application Programming Interface) do sistema GLPi para que o sistema Zabbix possa  realizar a abertura de tickets de forma automática para a Central de Serviços, automatizando o processo de Gerenciamento de Eventos.  O resultado disso é a redução do tempo de indisponibilidade dos serviços de TI entregues aos Clientes dos ambientes gerenciados e agregação de maior valor pelo centro de suporte.

Outro grande benefício da solução, já citado, é a possibilidade de envio imediato da informação de incidentes no ambiente por meio do software de mensagem instantânea Telegram. Caso você ainda não utilize o Telegram, basta entendê-lo como um “Whatsapp” bem mais inteligente. Isso torna possível a alocação dos profissionais em Grupos, sendo estes comunicados sobre os eventos em tempo real. Novamente promovendo a redução do tempo de indisponibilidade dos serviços entregues.

Como instalar o GLPi

O GLPi, como apresentado em outro post aqui do blog, trata-se de um sistema para auxiliar o gerenciamento de serviços de TI e habilitar a função da Central de Serviços.

O sistema é todo desenvolvido em tecnologia WEB, ou seja, para funcionar por meio de navegadores de internet (web browsers) do lado cliente. Com isso, temos então a necessidade de termos um sistema operacional instalado com um servidor WEB e Banco de Dados (MariaDB/MySQL) e PHP.

A preparação do ambiente tende a exigir um certo nível de conhecimento técnico, o que muitas vezes inviabiliza a utilização por parte de gestores que desejam conhecer a ferramenta e avaliar a possibilidade de implantá-la em produção. Como medida de contorno, a Verdanatech criou o Verdanatech integraGZ, que realiza toda a instalação do ambiente de forma automática, necessitando apenas de um sistema GNU/Linux CentOS 7 ou Debian 9 básicos (sem nenhum recurso/software adicional requerido)  instalados.

O Verdanatech integraGZ permite a instalação do sistema GLPi por completo através da opção 2 (GLPi and Plugins) de seu instalador.

Com esta opção será instalado o sistema GLPi em sua versão mais atual e estável, bem como uma série de plugins para a plataforma, estendendo a capacidade de uso do sistema GLPi e permitindo uma melhor experiência para o usuário final.

Como instalar o Zabbix

O Zabbix trata-se de um poderoso Sistema de Gerenciamento de Redes (NMS – Network Management System). Com sua utilização podemos automatizar o processo de gerenciamento de eventos e detecção de incidentes, podendo resolver problemas antes mesmo que os usuários e clientes o percebam.

Sua arquitetura funcional é um tanto mais complexa que o GLPi e exige muito mais conhecimento técnico. Isso inviabiliza que pessoas com pouco conhecimento em GNU/Linux possam apreciar dessa excelente ferramenta.

Com a utilização do Verdanatech integraGZ é possível contornar essa dificuldade, reduzindo a dificuldade de instalação à ZERO. Isso permite que administradores se mantenham focado onde realmente é trivial para o Negócio de suas empresas: o gerenciamento da Operação dos Serviços de TI que essas mantêm.

A instalação automática do Zabbix pode ser feita por meio do uso da opção 3 (Zabbix + Verdanatech iGZ) do Verdanatech integraGZ. Esta opção realiza a completa instalação do Zabbix em sua última versão, bem como também instala o Verdanatech iGZ que é a parte do sistema responsável por prover a integração do Zabbix com o Telegram e com o GLPi.

Realizando apenas a integração

Muitas vezes os administradores já possuem o ambiente trabalhando perfeitamente. O que buscam em determinado momento é apenas realizar a integração entre estes sistemas. Pensando em atender essa demanda específica, tomamos como base a inserção da opção 4 (Only Verdanatech iGZ) no instalador.

Esta opção realiza a instalação do módulo integrador no sistema Zabbix, logo, deve ser executada apenas no servidor Zabbix. Após sua execução, o servidor Zabbix estará pronto para abrir chamados no GLPi e enviar mensagens ao Telegram sem a necessidade de qualquer rotina complexa ou edição de código de sistema.

Criando um ambiente de iTSM e NOC do ZERO

Caso você não possua nenhum dos sistemas instalados, pode recorrer a opção 1 (Verdanatech iGZ (complete instalation)) do instalador Verdanatech integraGZ.

telegram integragz zabbix glpi

Para usar esta opção, basta ter um sistema GNU/Linux Debian 9 ou CentOS 7 instalados. Não é necessário qualquer configuração ou software adicional para isso. O instalador resolverá todas as dependências para você e lhe entregará o ambiente pronto para a entrada em produção.

Procedimento de instalação

A instalação em uma distribuição Debian e CentOS se diferem apenas em um aspecto:

o CentOS, em sua instalação mínima, não traz o aplicativo ‘wget’, responsável por fazer download de arquivos via rede. Logo, teremos de usar de um outro recurso em mãos que é o aplicativo ‘curl’.

Este fato acarreta na alteração apenas da primeira linha de comando e todo o restante do processo passa a ser identico:

Instalando o GLPi e Zabbix de forma automática

Para realizar a instalação, o usuário deverá apenas atentar-se aos comandos abaixo e repeti-los de acordo com sua distribuição Linux em uso.

É importante salientar que os sistemas Linux são “Case Sensitives” logo, letras maiúsculas são diferentes de minúsculas. Atente-se a este fato ao ler as linhas de código abaixo.

GNU/Linux Debian 9

Para realizar a instalação em um servidor GNU/Linux Debian 9, basta executar os comandos abaixo como administrador (usuário root) do sistema:

GNU/Linux CentOS 7

Para realizar a instalação em um servidor GNU/Linux CentOS 7, basta executar os comandos abaixo como administrador (usuário root) do sistema:

O resto da instalação

Ao executar o comando “./integraGZ.sh” o usuário será levado uma tela de boas vindas e em seguida abrirá o menu de instalação. Neste menu o usuário deve selecionar a opção que lhe convir, tal como apresentado anteriormente neste post. O restante da instalação dar-se-á de forma automática pelo programa, tendo este apenas de interagir para informar a senha para os bancos de dados do GLPi e do Zabbix.

Menu integraGZ

Suporte e Consultoria

Caso precise de suporte profissional para sua central de serviços, departamento de TI ou NOC, a Verdanatech Soluções em TI conta com os melhores profissionais da América Latina em GLPi, Zabbix e em Gestão e Governança em TI. Todos são referências em suas áreas profissionais com livros e artigos publicados sobre o assunto e estão à disposição para criação e execução de projetos que de fato transformem sua empresa em um verdadeiro agregador de valor.


About The Author

Halexsandro de Freitas Sales
Halexsandro de Freitas Sales

Ativo no mercado de tecnologia desde 2002. De 2006 a 2015, atuou em empresas de construção civil de grande porte e no segmento de Óleo e Gás, no Brasil e em Angola . Atualmente, trabalha na Verdanatech Soluções em TI (www.verdanatech.com) na área de gestão e desenvolvimento de equipes, desenvolvimento de produtos, e consultoria. Atua como Professor do ensino superior, ministrando disciplinas como: Gerenciamento de Redes, Gerenciamento de Serviços, Programação em Shell Script, Qualidade de Serviços em Redes, Interconexão de Redes de Computadores e ITIL®, Linux LPI 101 e 102, dentre outras. É autor do único livro sobre Service Desk com GLPI em Português: "Central de Serviços com Software Livre: Estruturando uma Central de Serviços com o GLPI" que está em sua 2ª edição.


Related Articles


Comments (2)

  • Leonardo

    5 de outubro de 2017 07:33
    Excelente script! Halexsandro, o artigo e seus vídeos me ajudaram muito!

    Reply


    • Halexsandro de Freitas Sales

      5 de outubro de 2017 17:01
      Olá @Leonardo, Obrigado por postar sua satisfação. Nossa intenção é justamente ajudar e contribuir com a comunidade. Sabendo de empresas que buscam suporte profissional em GLPi e Zabbix, pode contar conosco. Grande abraço, saúde e paz!

      Reply


Leave a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">
*
*